sexta-feira, 4 de novembro de 2011

EDITORIAL

Por Wilson Dias Júnior

Diretor Administrativo - Yázigi Sobral

A história do ensino de inglês em Sobral se confunde com a história do próprio Yázigi Sobral. Nas décadas de 60 e 70 e início dos anos 80 aconteceram algumas tentativas de se estabelecer uma escola de idiomas.

A primeira delas partiu da iniciativa dos falecidos Professores Maximino Barreto e Peter Van Ool (também conhecido como Padre Pedro). Algum tempo depois com João Conrado, atualmente médico no município de Camocim. Porém, somente com a chegada do Yázigi no ano de 1986, com os trabalhos coordenados pela minha pessoa, é que o ensino de inglês verdadeiramente fincou raízes em Sobral.

As instalações iniciais desse novo projeto estavam localizadas numa sala do então Colégio Sobralense e contando com um reduzidíssimo quadro funcional: um professor e uma secretária. Dois anos depois, o Yázigi cruza a Praça Quirino Rodrigues – hoje Praça da Paz – para se instalar no casarão dos Quirino Rodrigues (demolida para posterior construção da Clínica Dr. Alves).Passaram-se mais três anos e fomos ocupar novo endereço, desta vez para se instalar na folclórica “Casa do Manéis”, à Avenida Dr. Guarany, 1155, onde se encontra até hoje.

Tradição mas com modernidade. As instalações do Yázigi Sobral são atualizadas constantemente com o que existe de mais avançado na área de ensino, tendo atualmente 20 colaboradores e 7 salas de aula, além de diversas outras instalações apropriadas ao ensino de idiomas e intercâmbio, sendo que agora passamos a oferecer também Português e Matemática em uma maneira diferente de ensinar e aprender.

Nestes 25 anos, a grande maioria dos professores de inglês das escolas de idiomas de Sobral, públicas ou particulares, passou pelo Yázigi como aluno. Uma parcela considerável dos líderes da sociedade sobralense também. Apenas para citar como exemplo, podemos citar o caso do atual Prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda, que assim como sua mãe, a Drª. Mª do Carmo, do Cartório Arruda, sua esposa, a Secretária de Educação do Ceará, Profª Isolda, seus irmãos, suas filhas e outros familiares também foram nossos alunos.

De fato, o Yázigi já está recebendo os filhos daquelas crianças que há 25 anos faziam parte das primeiras turmas. Isto pode ser resumido em uma palavra: CREDIBILIDADE. Afinal de contas, 25 anos de sucesso só são construídos com trabalho sério, dedicação e qualidade. E é com este espírito que o Yázigi se prepara agora para os próximos 25 anos. Sejam bem-vindos ao – sempre – NOVO YÁZIGI.

Diretor Administrativo Recebe Título de Cidadania Sobralense

No ano em que se comemora os vinte cinco anos de atuação em Sobral, o Yázigi recebe, além das congratulações da população do município, o reconhecimento de autoridades municipais.

O reconhecimento veio através da iniciativa de um projeto de Indicação do Presidente da Câmara Municipal de Sobral, Vereador João Alberto Adeodato Júnior, que indicou o Prof. Wilson Dias Júnior, Diretor Administrativo e fundador do Yázigi Sobral, para receber o título de cidadania sobralense.

O Projeto deve ser votada e aprovada pelos vereadores sobralenses em Sessão Ordinária da Casa do Povo, e posteriormente, o diploma deve ser entregue ao Prof. Wilson. A indicação do Vereador João Alberto, que teve sua filha como aluna do Yázigi, se traduz no reconhecimento do poder legislativo sobralense aos serviços prestados à educação de idiomas em Sobral, bem como à conduta moral e profissional apresentada durante esses vinte cinco anos de atuação na Princesa do Norte.

A comenda honorífica trata-se de reconhecimento maior aos que se integram à construção e ao desenvolvimento do Município de Sobral.

Um Projeto de Formação de Cidadãos

Por Conceição Azevedo Andrade

Diretora do Palácio de Línguas Estrangeiras de Sobral


Em 1986 contar com uma escola de línguas estrangeiras em Sobral, era um privilégio de cidade que se projetava com possibilidades de formar cidadãos do mundo.

Lembro-me do entusiasmo nosso, pais de classe média com sonhos de uma formação primorosa para os filhos, ao efetuarmos a matrícula deles no Yázigi. Iriam estudar Inglês para dominar outro idioma, ampliar os seus conhecimentos e, consequentemente, ter novas oportunidades de contatos e de fazer amigos.

Tínhamos a curiosidade de conhecer o diretor, Prof.º Wilson Dias Júnior, para nos inteirarmos da proposta do Yázigi em Sobral. Sempre solicito prestava as informações indagadas, enquanto mostrava as salas de aulas, espaços de convivência, secretaria, recepção e também apresentava o material didático, juntamente como o projeto a ser desenvolvido pelos professores, que garantiria o aprendizado da língua estrangeira pelos alunos.

O tempo foi passando e os nossos filhos conquistaram outros espaços de saber, levando sempre na bagagem de conhecimentos a formação obtida no Yázigi, que ainda hoje contribui, abrindo oportunidades novas, nas áreas de trabalho por eles escolhidas.

Em 2004, estando como diretora do Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras, convidamos o Professor Wilson Dias Júnior para ser homenageado na solenidade de entrega de certificado da 1ª turma de Inglês formada por esta instituição de ensino. O Prof.º Wilson presenteou aos alunos: Odair José, Felipe e Júnior, destaques daquela turma, com uma bolsa de estudos para fazerem o Curso Avançado de Inglês, no Yázigi - Projeto Cidadão do Mundo.

A oportunidade que os nossos alunos destaques tiveram, fazendo o Curso de Inglês Avançado, no Yázigi lhes garantiu a vitória em seleção para professores em curso de Inglês.

Como mãe de ex-alunos e parceira do Yázigi sinto-me feliz em parabenizar esta instituição de ensino de línguas estrangeiras, pelos seus 25 anos na cidade de Sobral formando cidadãos.

Depoimentos

José Moacyr Andrade Neto, ex-aluno Yázigi Sobral e Otorrinolaringologista

Fico feliz por ter participado das primeiras turmas do Yázigi em Sobral.

Foi lá onde se deu parte importante da consolidação não só dos meus estudos como da minha personalidade. Diante do comando ilibado, dentro dos princípios éticos e morais do Prof. Wilson, nós alunos aprendíamos inglês para a vida e ser pessoas melhores para o mundo. Parabenizo a família Yázigi pelos seus 25 anos em Sobral.


José Cavalcante Neto, ex-aluno Yázigi Sobral, professor Universitário e Juiz de Direito

Eu comecei a estudar no Yázigi com doze anos de idade no JEP I, quando a sede ainda era na Av. Dom José, esquina com a rua Paula Aragão. Lá encontrei muitos amigos e um ambiente fértil e propício, me senti realmente estimulado a prosseguir no estudos de inglês. Cursei JEP I, JEP II, em seguida passei para o básico, cursei os quatro básicos, e quando cursava o básico II, eu fui agraciado com um prêmio, denominado prêmio de qualidade.

Assim, o Yázigi me brindou com uma viagem aos EUA, quando passei um mês na casa de uma família fazendo um curso de inglês de imersão na cultura americana, onde fui muito bem recebido e muito bem tratado. Na volta dos EUA, eu fui monitor do Yázigi, quando passei a ser colaborador do curso em Sobral, e cursava concomitantemente os cursos avançados até à conclusão.

Eu acho que o Yázigi contribuiu com a cidade de Sobral, numa aposta muito ousada no interior do Ceará e trouxe para nós um ensino de inglês de qualidade, fazendo despertar nas pessoas o interesse pelo aprendizado desse idioma que, afinal de contas, deixou qualquer luxo, é requisito para disputa de qualquer espaço no nosso mercado.

Entrevista com o Professor Wilson Dias Júnior

Ninguém melhor para entrevistar neste jornal comemorativo do que o responsável direto por toda essa história, o Prof. Wilson Dias Júnior.

Nesta entrevista, você vai conhecer um pouco mais da história deste homem, que teve seus primeiros contatos com a língua inglesa bem jovem e no seio de sua família, saber como surgiu o interesse em trabalhar como idiomas e o porquê do grande sucesso dessa instituição.

Hoje, com seu nome escrito na história da educação do idioma inglês em Sobral, o Prof. Wilson é uma referência para muitos jovens e adultos pela sua seriedade, perseverança e espírito de liderança. We hope you enjoy!

Y25 - Prof. Wilson, qual a sua naturalidade? Conte-nos um pouco sobre sua origem de vida e como surgiu seu interesse pela língua inglesa?

Wilson Dias -. Sou de Fortaleza e minha casa sempre foi frequentada por estrangeiros. Recebemos uma americana por um ano através de um programa de intercâmbio, e eu mesmo e minhas irmãs fizemos intercâmbio nos Estados Unidos. Estudei inglês no Yázigi, mas concluí meu curso no IBEU. A música inglesa, em especial a dos Beatles, o contato com estrangeiros e uma namorada americana acho que foram minhas principais motivações para aprender inglês.

Y25 - Alguma pessoa em especial ou algum trabalho foi decisivo para atuar na área de idiomas? E o Yázigi, como iniciou sua relação com o curso e o trabalho em Sobral?

WD - Aos 21 anos recebi a proposta de dois amigos para me tornar sócio deles no ramo de idiomas. Cada um havia adquirido um tipo de curso de inglês, um de pacotes de aulas individuais, e o outro de aulas coletivas, mas havia um problema: nenhum deles sabia inglês. Então eles deixaram os cursos comigo e foram cuidar de outros negócios. Fiz um treinamento num Centro de Linguística Aplicada, no Rio de Janeiro, e iniciei minha carreira como professor de inglês e orientador pedagógico. Eu já era dono de uma escola de inglês, I LOVE ENGLISH, quando decidi abrir uma escola em Sobral (na época não havia nenhuma). Conversando com um amigo que era Orientador Pedagógico do Yázigi Fortaleza, ele me convenceu da vantagem de trabalhar com o Yázigi. Fiz sociedade com o dono da escola de Fortaleza, que tinha a concessão da franquia para todo o Ceará, e abrimos a escola em Sobral.

Y25 - Em 2011 comemoramos 25 anos do Yázigi em Sobral; o que foi decisivo para que o trabalho tivesse todo esse sucesso?

WD - Ter as pessoas certas nos lugares certos. Sempre fomos muito seletivos quanto ao caráter e as qualificações técnicas de todos os que trabalharam conosco. Costumo dizer que nossa empresa se chama GENTE BOA S/A, daí porque temos tão pouco rodízio de funcionários e também do porquê, em todas nossas pesquisas internas, a equipe ser sempre muito elogiada.

Y25 - Nessa caminhada, relate um ou mais momentos que você julga digno de registro histórico nas atividades.

WD - É difícil escolher um só, por isto vamos citar as várias campanhas de cidadania, as excursões ecológicas, os eventos da escola, as premiações de nossos alunos no Brasil e para o exterior, dentre outros momentos marcantes.

Y25 - Quais os principais frutos colhidos nesses 25 anos?

WD - Ver as pessoas retornarem a nós com histórias de sucesso em que o inglês que aprenderam no Yázigi Sobral foi decisivo. Agora já são nossos ex-alunos que trazem filhos, alguns começando na idade em que seus pais começaram. Estes são trazidos pelos pais pela confiança em nosso serviço. E até alguns destes estão retomando seus estudos.

Y25 - A quem agradecer por colaborar com toda essa construção?

WD - Sem dúvida à sociedade sobralense, que nos acolheu tão bem, a nossos fiéis colaboradores, que deram o seu melhor para construir esta história, à minha família, que sempre me apoiou nos momentos difíceis, e ao meu Criador, que me deu os dons necessários e a sua bênção sobre meus esforços.

Y25 - Professor, qual é a importância para qualquer pessoa de estudar um segundo idioma, e por que escolher o Yázigi?

WD - Estudar inglês não é mais opção, é obrigação. Já se diz que, no ambiente profissional, se alguém não tem conhecimento de inglês e informática, é considerado um analfabeto funcional. O inglês é a língua franca do mundo, falada em qualquer parte do planeta, e é conteúdo de 80% da internet, segundo algumas estatísticas. E o Yázigi, com 61 anos de sucesso, sempre pioneiro, várias vezes escolhido a melhor franquia de educação, garante o retorno do investimento em tempo e dinheiro que alguém possa fazer nesta área.

Y25 - Como se encontra o Yázigi hoje e quais os projetos para o futuro?

WD - Atualmente estamos concluindo nosso projeto físico da nova unidade visual, com várias novidades na escola. A gestão de 60 anos do Yázigi pela família Silva passou para o Grupo Multi e o Fundo Kinea do Banco Itaú, sendo que o Yázigi recebe agora investimentos de dois grupos fortes para maior crescimento. Além de inglês, espanhol e intercâmbio, passamos a oferecer, a partir do 2.º semestre deste ano, Matemática e Português num sistema diferenciado de ensino.

Y25 - Qual a mensagem do Prof. Wilson nessa importante data?

WD - O Brasil e a cidade de Sobral estão em franca expansão, em todos os sentidos, e o Yázigi cresce junto. Convidamos todos a acordarem para a importância de expandirem sua visão e poderem se tornar cidadãos do mundo - e nós, do Yázigi Sobral, temos muito a oferecer aos que quiserem aproveitar este bom momento.

Jeito de ser Yázigi

Aprendizado ágil e amplo tendo com intermeio uma equipe de colaboradores em constante aperfeiçoamento, esse é o jeito de ser do Yázigi.

Como grande objetivo, o Yázigi trabalha na perspectiva do estímulo e da autonomia, incentivando o aluno ao pensa, interpretar e falar um outro idioma tendo como base a experiência positiva e dinâmica do inglês e espanhol. Há também a inigualável experiência do intercâmbio no exterior, oportunidade oferecida e facilitada pela nossa escola, que conta com um variado leque de cursos específicos em diferentes períodos e locais do planeta.

Para o Coordenador Pedagógico, Prof. João Paulo, o Yázigi Sobral tem conquistado a reputação de qualidade de ensino, profissionalismo da direção e excelência no atendimento de toda equipe, em um ambiente moderno e atualizado com as necessidades do planeta. Esse é o jeito de ser Yázigi, junte a nós!

Fotos históricas 5


Fotos históricas 4





Fotos históricas 3





Fotos históricas 2





Fotos históricas 1





YILTS 2011: Yázigi Sobral marca presença no evento